terça-feira, 26 de março de 2013

Remédios vencidos são achados em secretaria de Saúde do interior de MT

Caixas com 300 remédios vencidos foram encontradas em Chapada (Foto: Reprodução/TVCA)
A Polícia Civil de Chapada dos Guimarães, a 65 quilômetros de Cuiabá, vai investigar o descarte de mais de 300 caixas de medicamentos vencidos que foram encontrados em um barracão abandonado nesta terça-feira (26). Uma denúncia feita por vereadores do município indica que a maioria dos medicamentos é composta por antibióticos adotados nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF´s). Os medicamentos venceram entre os meses de fevereiro e março.
Conforme o vereador Carlos Eduardo de Lima Oliveira, algumas caixas de medicamentos estavam molhadas devido ao armazenamento inapropriado. Ele informou ainda que o fato será comunicado ao Ministério Público Estadual (MPE). Ainda conforme o vereador, as unidades dos postos de saúde que deveriam distribuir os medicamentos estão fechadas.

O local em que os medicamentos foram localizados foi interditado pela perícia técnica, da Polícia Civil. Técnicos da Vigilância Sanitária farão a vistoria no local. “Os medicamentos estavam nos fundos da secretaria de Saúde em um local com muito barro. Todos os servidores da secretaria serão ouvidos para apurar o motivo do descarte dessa grande quantidade de remédios'', contou o delegado Bruno Lima ao G1O prefeito de Chapada dos Guimarães, José de Souza Neves, informou que os medicamentos perdidos pertencem a um lote adquirido ainda pela gestão anterior e que a primeira compra de medicamentos para as unidades básicas de saúde está sendo licitada agora pela atual administração.Também informou que os 10 PSF's do município ficaram fechados entre janeiro e fevereiro por causa das férias dos médicos e, assim, não houve demanda para esses medicamentos. De acordo com o prefeito, durante o período em que as unidades estavam fechadas, os casos de urgências eram atendidos pelo hospital da cidade, que também fornecia o medicamento necessário ao paciente.Chapada dos Guimarães conta com três PSF´s na área urbana, e os demais, estão localizados na zona rural. Um deles, inclusive, está em reforma. Conforme o prefeito, os medicamentos foram perdidos por conta de uma compra exagerada feita pela gestão anterior e que não havia demanda por esses medicamentos.
fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário