segunda-feira, 25 de março de 2013

Quatro entre dez marcas de ovos de chocolate são reprovadas em MT


Para evitar que o consumidor seja prejudicado, o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) designado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), realizou entre os dias 11 e 21 de março a “Operação Páscoa”.

“Os alvos são os ovos de chocolate (peso e tamanho), e os brinquedos que são comercializados como brindes dentro dos chocolates”, declarou Rogério Henrique, Coordenador de Fiscalização de Produtos do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT).

As coletas foram feitas nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.No total foram recolhidos 610 ovos de chocolates de diferentes marcas e tamanhos. De acordo com o Rogério, quatro das dez marcas coletadas foram reprovadas. “Esse ano, se comparado aos anteriores, tivemos uma margem consideravelmente “alta” de reprovação. O procedimento agora é abrir um processo administrativo e aguardar que as marcas notificadas façam suas defesas, em seguida serão aplicadas as penalidades previstas na lei federal 9933/1999”.

Quanto aos brinquedos comercializados dentro dos ovos, a notícia é boa. Segundo a Diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Marli Nascimento, aproximadamente 200 brinquedos passaram pela verificação e nenhuma irregularidade foi registrada. “A a maioria dos ovos contém esses divertimentos em peças pequenas que podem oferecer riscos as crianças. Os principais itens observados foram à recomendação para faixa etária, código de barras e a identificação do INMETRO”, ressalta Marli.

Doações
Os produtos coletados nesta operação foram doados a instituições sem fins lucrativos nesta terça (19.03) e quarta-feira (20.03).
De acordo com o presidente do Ipem-MT, Clodoaldo Ferreira, várias entidades estão cadastradas para receber as doações. “Infelizmente não conseguimos atender todos os pedidos de uma só vez, mas ao longo do ano são realizadas várias doações, como produtos alimentício e materiais de limpeza”.
A iniciativa das doações foi implantada no Ipem-MT há dois anos. Os principais beneficiados são creches, abrigos de idosos e instituições filantrópicas. Segundo o Gerente de Laboratório do Ipem, Fábio Aquino, todos os produtos verificados em laboratórios são manuseados dentro dos padrões de higiene. “Qualquer produto coletado para análise no laboratório do pré- medidos, seja ele do gênero alimentício ou não, permanecem em perfeito estado de conservação e podem ser consumidos normalmente”.
Fonte: Thalita Bruno - Jornal da Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário