O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) está realizando operação na região do município de Feliz Natal (180 km de Sinop) com foco na desarticulação de possíveis esquemas para "esquentar" madeira. Pelo menos 11 empresas já foram notificadas, inclusive, algumas com créditos de madeira bloqueados, de acordo como o gerente executivo do Ibama de Sinop, Evandro Selva. Prisões não foram confirmadas.
Selva afirmou que maquinários e madeiras foram apreendidos, mas que os números ainda estão sendo levantados. Ele lembrou que uma das maiores apreensões aconteceu, na semana passada, com o lacramento de uma serraria, para a qual não havia nenhum tipo de registro. "Quando os agentes chegaram todos fugiram", disse, em entrevista ao Só Notícias. A estrutura está sendo desmontada e todos os maquinários recolhidos. Com a falta de documentos, existe a suspeita de que o empreendimento esquentaria madeira para outras empresas.
Segundo Evandro, com a operação que acontece há pouco mais de 20 dias, o Ibama evita as explorações e extrações ilegais de madeiras que poderiam ocorrer, já que quando há créditos de madeira acima dos estocados em pátios das empresas, há possibilidade de fraude. Empreendimentos que tiveram créditos bloqueados no sistema devem voltar à ativa, assim que a situação foi regularizada. O que inibe a prática ilegal, segundo o gerente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário