quinta-feira, 5 de julho de 2012

Prefeitos do Nortão podem ser barrados da reeleição por estarem na lista suja do TCE


Pelo menos quatro prefeitos da região Norte de Mato Grosso podem ser barrados de disputar a reeleição neste ano, por terem sido incluídos na lista suja do Tribunal de Contas do Estado (TCE), divulgada nesta quarta-feira.
São eles: Clomir Bedin, o Chicão (PMDB), de Sorriso; José Alcir Paulino (PSD), de Juara; Vilmar Gianhini (PMDB), de Cláudia, e Nelci Capitani, de Colniza.
Chicão está incluso no rol dos fichas sujas porque teve as contas da prefeitura – exercício 2009 – reprovadas pelo Poder Legislativo, apesar de ter recebido parecer prévio favorável do TCE. Chicão recorre na Justiça contra o decreto dos vereadores.
Alcir Paulino – que é o apadrinhado do deputado estadual José Riva (PSD) em Juara – teve contas de governo do ano de 2009 frente à prefeitura julgadas irregulares pelo TCE.
Giachini teve parecer prévio do TCE pela reprovação de contas do exercício de 2010. Os vereadores do município acompanharam o tribunbal e reprovaram os balancetes.  O prefeito conseguiu, no final de junho, uma liminar anulando o ato dos vereadores – que dá o direito de registrar candidatura até julgamento de recurso.
Já Nelci Capitani recebeu parecer prévio do TCE contra as contas da prefeitura no ano de 2003, no primeiro mandato dela, cujo parecer foi mantido pelos vereadores na época.
A lista dos que se enquadram como ficha suja foi entregue ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Rui Ramos Ribeiro, pelo presidente do TCE, José Carlos Novelli. A relação tem 362 gestores de todo o Mato Grosso com contas julgadas irregulares e que se enquadram na Lei da Ficha Limpa.
Também estão com ficha suja o vereador de segundo mandato em Ipiranga do Norte Everaldo Antônio Casarotto, com contas de Câmara reprovadas; a prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura (PDT), que não concorre por estar no final do segundo mandato; o ex-presidente da Câmara de Sinop, José Pedro Serafini (PMDB), o Pedrinho, com contas de Câmara julgadas irregulares.
Da Redação – Alexandre Alves

Um comentário:

  1. Acredito que a oposição ao prefeito Vilmar esta mais interessado em caçar o mandato dele reprovando suas contas pois o medo de perder de novo para ele deve ser grande. Pois pelo que conheço do Prefeito Vilmar ele não precisa de atos ilicitos para governar Claudia e nem para se reeleger da-lhe Vilmar (Nelson do Computador)

    ResponderExcluir