sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pé de Soja Gigante com 8.4 mil vagens vence Concurso em Mato Grosso

Agricultor vence concurso com pé de soja com mais de 8 mil vagensA planta foi cultivada na fazenda do agricultor Benito Fortuna, de 52 anos, que depois de participar das quatro edições anteriores venceu o 5º Concurso do Pé de Soja Gigante, realizado neste domingo (27), na Comunidade Ivani, em Santa Carmem (530 km ao Norte de Cuiabá). O exemplar que ele apresentou tinha mais de três metros de altura e contabilizou 8.4 mil vagens.

Para que conquiste um tamanho superior, os pés de soja são cultivados de forma isolada da lavoura normal, com cuidados especiais. Benito derrubou a supremacia de outro produtor rural, seu Nelson Rock Kappes, que até então vencera todas as edições do certame, sagrando-se tetracampeão. Kappes ficou com a segunda colocação neste ano, apresentando um pé de soja com 7,5 mil vagens.

Fortuna explica que, para o pé de soja fornecer tantas vagens assim, há uma técnica especial para fazer a planta crescer dia e noite, além de segredos na adubagem e uso de fertilizantes.

“Nos primeiros 100 dias, a planta recebe luminosidade dia e noite. Então, ela cresce sem parar. Além disso, há um tratamento diferenciado para fazer ela captar mais micronutrientes do solo e produzir muito mais vagens que as plantas convencionais da lavoura”, disse aoOlhar Direto, sem contar o segredo.


Apesar de o campeão de 2012 fazer mistérios sobre a fórmula mágica para produzir o pé de soja gigante, ele deixa escapar que tudo começa na escolha da semente, que é geneticamente modificada especificamente para participar do torneio.

“A semente é feita especialmente para a planta crescer desta forma”, disse, ressaltando também que a técnica não vinga em lavouras em larga escala.

O secretário de Agricultura do município, Gilmar Gorgen, lembra que o evento significa, além de interatividade entre os agricultores, uma promoção do município em âmbito nacional. 

“O concurso nasceu em 2008 e vem motivando os produtores rurais a participar do evento ano a ano. Isso vem dando destaque a Santa Carmem, inclusive com o título do maior pé de soja do Brasil, já que em 2011 o seu Nelson Kappes venceu um concurso em Laguna Carapã, no Mato Grosso do Sul, com um pé de soja com mais de 17 mil vagens”, relata Gorgen, dizendo ainda que provavelmente aquela planta cultivada por Kappes seja a campeã mundial no volume de vagens.

No total, 28 agricultores apresentaram pés de soja gigantes no concurso. Seis foram premiados com brindes doados por patrocinadores. Os demais também receberam prêmios de participação. As vagens foram contadas por acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop.

Veja a classificação dos seis primeiros

Benito Fortuna: 8.4 mil vagens

Nelson Kappes: 7.5 mil

Armando Kappes: 5.5 mil

João Xavier: 5.1 mil

Jorge Frank: 4.3 mil

Edir Thenko: 4.1 mil

http://www.olhardireto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário