
Os pesquisadores percorreram as MT’s 130, 208, 240, 246, 320, 343 e 358, entre 27 de junho e 4 de agosto deste ano. A análise aponta que a situação geral de todas é ruim. O pavimento foi considerado regular em três delas – MT-208, 343 e 358. Já as anotações para a sinalização foram “péssimas” na 130 e 320. O quesito “péssimo” também foi marcado para a geometria em quase todas, exceto na MT-240, que foi considerada “ruim”.
O mapeamento também observou as condições das seis rodovias federais que ‘cortam’ Mato Grosso. Em geral, elas tiveram notas melhores que as estaduais. A consideração geral foi de “regular” para a maioria, exceto na BR-158, descrita pelos pesquisadores como “ruim” em todos os critérios estudados.
No quesito pavimento, o destaque foi para as BR’s 242 e 174, tidas como “bom”. Na sinalização, “regular” para a maioria – menos a 158. Na geometria, foi marcado “ruim” para as BRs 158, 070 e 242. Já a 163, 174 e 364 receberam a chancela de geometria “regular”.
No contexto geral, considerando as rodovias federais e estaduais em Mato Grosso, a pesquisa CNT aponta que 70,1% das vias estão em condições regulares (30,5%), ruim (29,3%) e, péssimas (10,3%). A titulação de “bom” e “ótimo” somou 29,9%, sendo 20,8 e 9,1%, respectivamente. As equipes da CNT percorreram 4,4 mil quilômetros em território mato-grossense, durante o período da pesquisa.
Nacional
O levantamento diz que 12,6% da malha rodoviária brasileira são considerados ótimos; 30% bons; 30,5% regulares; 18,1% ruins e, 8,8% estão em péssimas condições. Nesta edição da pesquisa foram avaliados 92.747 km, o que representa 100% da malha federal pavimentada, as principais rodovias estaduais pavimentadas e as concedidas. São 1.802 km a mais do que o analisado na pesquisa anterior.
O objetivo do estudo, realizado pela CNT e pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), é avaliar as condições das rodovias brasileiras pavimentadas segundo aspectos perceptíveis aos usuários, identificando as condições das vias – em relação ao pavimento, à sinalização e à geometria da via – que afetam o conforto e a segurança.
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