quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Eleitorado de Cuiabá supera a soma daqueles dos 50 municípios sob PSD


José Riva
 O recém-formado Partido Social Democrático, sob a batuta do cacique político José Riva, conseguiu atrair filiação de 50 dos 141 prefeitos. É um quadro expressivo, mas, curiosamente, a soma do número de eleitores desses municípios sob administração dos novos sociais-democratas não supera o eleitorado de Cuiabá. São 338.529 distribuídos nos municípios dirigidos pelo PSD, o que representa 24,3% de todo o Estado, enquanto a Capital conta com 368.188 eleitores. Os dados foram apurados pelo instituto Mark. Nos 141 municípios são 2.094.032 eleitores.

   Somente 4 municípios sob prefeitos do PSD registram mais de 20 mil eleitores. São eles: Colíder (21.858), Barra do Bugres (22.264), Juara (23.045) e Várzea Grande (162.144). Os menores atraídos pela nova agremiação são Araguainha, com 886 eleitores, Ribeirãozinho (1.685) e Nova Nazaré (1.898). São municípios pequenos, mas com grandes demandas e parte desse fardo acaba caindo sobre os ombros do presidente da Assembleia José Riva, que se apresenta como parlamentar municipalista e com canal direto com prefeitos e vereadores. Muitos políticos, ao invés de procurarem, por exemplo, o governador Silval Barbosa, preferem pedir ajudar a Riva.
    Embora a força de um partido ou de seus líderes políticos não deva ser condicionada ao universo de eleitores de seus municípios, nas articulações políticas esse quadro amplo de gestores provoca impacto e repercussão positiva. O PSD tem tirado proveito político disso para barganhar espaço com ações audaciosas, inclusive de olho nas eleições de 2012, principalmente por também ter cooptado na Assembleia a segunda maior bancada, com 6 deputados, e ainda possuir 2 deputados federais e o vice-governador Chico Daltro.
   Em número de prefeitos, enquanto o PSD contabiliza 50, o PR do ex-governador e senador Blairo Maggi agora figura em segundo lugar, com 24 prefeituras. O PMDB do governador Silval ficou com 18, enquanto o DEM do senador Jayme Campos está à frente de 15 municípios. O PP de Pedro Henry foi o que mais teve perdas. Perdeu 14 prefeitos para o PSD e está agora com 6.Veja abaixo quais são os municípios onde o PSD administra.http://rdnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário