Uma ponte de madeira na BR-158, que liga Mato Grosso ao estado do Pará, cedeu e por pouco um caminhão não caiu. Parte da estrutura foi queimada e os pilares de sustentação serrados. Ela está localizada a 25 km do distrito de Posto da Mata, em Alto Boa Vista, a 1.064 km, região onde desde a última segunda-feira (10) os oficiais de justiça e forças policiais dão sequência ao plano de desocupação da reserva Marãiwatsédé.
O bloqueio impediu a passagem de veículos pela rodovia federal, mesmo o tráfego sendo liberado na manhã deste sábado (15) pelos manifestantes que foram obrigados a deixar a área. Motoristas que há pelo menos oito dias não conseguem seguir viagem acreditam em um sabotamento e falam em armadilhas.
"Por que eles fazem uma armadilha dessas para nós? Abriram cedo para nos matarmos aqui", afirmou Silvio Sérgio. O motorista que passava sobre a ponte diz que a remoção do veículo preso só será possível com a ajuda de equipamento. "Estralou aqui, eu tentei avançar e escapou a frente. Quebrou os dois lados de uma hora só. Tem que ter um guindaste para tirar", afirmou Waldenir Wilers.
A operação para retirada das famílias da área xavante iniciou na última segunda-feira (10). De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), cerca de 20 mil hectares foram oficialmente retomados. Pelo menos 13 grandes fazendas foram atingidas pela desintrusão. A maioria estava desocupada, conforme balanço.
Do G1 MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário