Os calouros inscritos para o 2º Festcláudia, superaram as expectativa, cerca de noventa participantes se inscreveram para cantar no festival da canção. Os ensaios com a Banda Novo Thempo começam amanhã (29) a partir das 8h da manhã e vai até às 18h, no ginásio municipal de Cláudia.No total 57 adultos e 33 infanto-juvenil estão inscritos para disputar os 24 mil reais em prêmios aos três primeiros colocados em cada categoria.
As apresentações começam no sábado (30) a partir das 20h, e quem sobe ao palco são os jovens talentos da categoria infanto-juvenil, já no dia primeiro de julho é a vez dos adultos soltar a vós e fazer bonito no palco.
O dia 04 de Julho promete muita movimentação que começa as 15h, com o desfile cívico das escolas e às 16h cavalgada dos boiadeiros. Mas o que promete chamar a atenção do público é o show aberto da dupla sertaneja Edson & Hudson, que começa as 21horas, na Praça do Migrante, centro da cidade.
Veja como surgiu o município.
O município de Cláudia localizado a 590 km de Cuiabá, surgiu de um projeto de extensão da colonização iniciado em meados de 1978. A empresa Sociedade Imobiliária Norte do Paraná S/A - SINOP, foi a responsável, e tomou como sede um plano piloto de colonização o sítio de Sinop.
Na implantação e execução do projeto, 400 homens e máquinas atravessaram, inicialmente, o rio Verde, abrindo as primeiras picadas na selva para plantar quatro cidades (Sinop, Vera, Santa Carmem e Cláudia), 1.400 quilômetros de estradas vicinais, campos experimentais, centro comunitários, escolas infra-estrutura de apoio para atender aos novos habitantes.
A primeira missa rezada no município ocorreu no dia 06 de dezembro de 1978, celebrada pelo padre João, com auxílio da irmã Edite. No dia 15 de dezembro do mesmo 1978, a Congregação Cristã no Brasil celebrou o primeiro culto . No dia A 25 de maio de 1985, através da Lei Municipal n.º 48/85, oficializada pela Lei Estadual n.º 5.054, de 01 de setembro de 1986, foi criado o distrito de Cláudia, ainda com termo jurisdicionado ao município de Sinop.
O progresso de Cláudia continuou acelerado movido pela extração da madeira, o que motivou as lideranças a lutarem pela emancipação total. Após levantamento de dados e realização de um plebiscito, que foi totalmente favorável a proposta de emancipação, foi publicada a lei que tornava o município. A Lei n.º 5.319, de 04 de julho de 1988, de autoria do deputado estadual José Lacerda e sancionada pelo governador Carlos Gomes Bezerra, criou o município que hoje próximo dos 24 anos tem cerca de 12 mil habitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário